Integrantes

Rafael Bicudo

Rafael Bicudo é encenador, diretor de cena, professor e pesquisador teatral. Formado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (Bacharelado, Licenciatura e Produção Cultural em Teatro) e Direção Teatral pela SP Escola de Teatro.

Responsável pela direção de cena do espetáculo “A Dama do Mar”, com direção de Robert Wilson; direção de cena do espetáculo “Bom Retiro 958metros”, do grupo Teatro da Vertigem; assistência de direção e direção de cena dos espetáculos “O Livro da Grande Desordem e da Infinita Coerência” e “Ilhada em Mim”, do Estúdio Lusco-Fusco.

As últimas montagens e leituras encenadas que dirigiu foram “Crer que no fundo do pote de argila a vida não oxida” (Drika Nery), “O Imperador” (Marcos Gomes), “Dentro” (Newton Moreno), “Abre as asas sobre nós” (Sérgio Roveri), “Apneia” (Zen Salles). Além de assinar a direção geral da Cia. da Escuta – na qual desenvolve pesquisa utilizando a história oral para o desenvolvimento de uma cena documental, tendo assinado a dramaturgia e encenação do espetáculo “Persistência da Memória”.

Destaque para seu trabalho com cenografia e indumentária: foi assistente de Cyro Del Nero, Renato Bolelli Rebouças (grupo XIX de Teatro) e Julio Dojcsar, tendo trabalhado com os diretores João das Neves, Luis Mármora, Ednaldo Freire, Jamil Dias e, Cia. Jogando no Quintal e Cia. Teatro do Espelho. Em 2011, na 12ª Quadrienal de Praga, trabalhou como pesquisador e elaborador de textos do Catálogo Oficial Brasileiro, além de dois artigos publicados no Diário das Escolas, trabalho selecionado para a Mostra das Escolas, apresentação de performance na Scenofest e assistência na montagem da exposição brasileira.

Lecionou teatro e história da arte em ensino fundamental e médio, aulas de preparação de atores e interpretação em núcleos profissionalizantes e grupos da capital e interior do estado de São Paulo. Atualmente responde pelo curso de cenografia no projeto Fábrica de Cultura.


Sheila Alencastro

Atriz, desde 2006 pesquisa a cultura brasileira, especialmente as danças, como ferramenta para o trabalho corporal do ator. Neste ano passa a integrar o “Manjarra,” núcleo da “Cia. Mundu Rodá”, no espetáculo ‘Sambada de Cavalo Marinho’, uma recriação cênico-musical inspirada no Cavalo Marinho da zona da mata pernambucana. Participou da demonstração técnica no 6º ECUM – São Paulo, na palestra “A Busca de uma corporeidade para o ator a partir da cultura brasileira” conduzida por Juliana Pardo e Alicio Amaral, colaboradores de Jesser de Souza, do Lume Teatro.

Para ampliar a pesquisa corporal e vocal, frequentou as oficinas "Poética oriental" com Alice K, "Dança das Intenções" com Roberta Carreri, do Odin Teatret, "Ventos dos Tempos" com Yoshito Ohno. Foi aluna de Juçara Marçal e Sandra Ximenez.

Iniciou a pesquisa sobre teatro documentário em workshops e oficinas com Janaina Leite, e em 2011 realizou as entrevistas e transcrições que deram origem ao espetáculo "Persistência da Memória" sob supervisão da Profa. Dra. Maria Fernanda Costa (pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Identidade e História Oral da PUC-SP). Atualmente frequenta o curso livre de História Oral do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.