Encenação/Equipe

O desejo de investigar ausências foi o disparador para a construção desse monólogo pautado nas memórias de quem está se despedindo a cada dia de si mesmo ou de alguém que se ama. Em três anos de pesquisa contínua, a Cia da Escuta tem verticalizado seu discurso no âmbito na autoficção (teatro documentário), criando dispositivos capazes de transpor poeticamente a história real dos integrantes do próprio grupo (em especial a atriz e o diretor) para a cena.

O espaço cênico em arena circular representa o nosso relógio de ausências – uma referência ao quadro Persistência da Memória de Salvador Dalí. Cada uma das 12 lâmpadas diferentes (que demarcam as horas) representam aqui as memórias que estão se apagando, e está no jogo de cena da atriz o ponteiro para os tempos-espaços que serão revisitados e (re)descobertos no diálogo direto criado com os espectadores presentes.

A escolha de Thatiana Moraes por uma iluminação que utiliza apenas lâmpadas incandescentes potencializa a intimidade das cenas e renegocia com o espectador sua relação com a luz de cena para além de anteparos teatrais; a trilha sonora composta apenas em rabeca por Alicio Amaral estabelece uma relação direta com a atriz que dança há 8 anos cavalo-marinho; a gravação da trilha feita com um gravador simples nos remete ao áudio das entrevistas; e, os múltiplos vestidos criados por Silvana Marcondes transpõem fisicamente tantas histórias em forma de tecidos, texturas, bordados e estampas.

FICHA TÉCNICA
DRAMATURGIA: Rafael Bicudo e Sheila Alencastro - Cia da Escuta
DIREÇÃO: Rafael Bicudo
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Eduardo Gutierrez
ELENCO: Sheila Alencastro
TRILHA SONORA ORIGINAL: Alicio Amaral
ILUMINAÇÃO: Thatiana Moraes
FIGURINO: Silvana Marcondes
DIREÇÃO DE ARTE: Rafael Bicudo
CENOTECNIA: Cris Amorim
ASSESSORIA VOCAL: Sandra Ximenez
ASSESSORIA CORPORAL: Juliana Pardo
PRODUÇÃO GERAL: Cia da Escuta

Agradecimentos:
D. Yone de Moura Beraldo - coordenadora do núcleo ABRAZ Penha
Carlos E. Meneghelli - coordenador no núcleo ABRAZ Belém
Grupo SOBREVENTO
Prof. Dra. Maria Fernanda Costa - Assessoria em história oral
Prof. Rodrigo Teixeira - Assessoria em história oral
Robson Alessandro - Codireção/Assistência dramatúrgica (1a fase)

À todos os entrevistados por dividirem a própria vida conosco.