Adeus S. João, obrigada.

"O João se foi Sheila."

Ouvi Eunice, a esposa de S. João, me dizer isso por telefone há mais ou menos uma  hora.

Há 2 semanas, quando ela me disse que ele havia sofrido um AVC e estava internado, levei um susto. Das pessoas que entrevistei, ele era um dos mais lúcidos. Tinha sim momentos de confusão, mas mantinha conversas por algum tempo, e principalmente caminhava bastante, se alimentava sozinho e até ajudava em pequenas tarefas em casa.

Conversei com S. João duas vezes, na segunda ele me pareceu bastante deprimido, cansado de lutar com uma "coisa" que não entendia bem. Embora tivesse perdido o irmão e a sogra, ambos com Alzheimer, dizia: "eu acho que eu não tenho esse tal de Alzheimer aí não". 

Sempre inconformado com os médicos, é a partir dele que nasce uma cena muito bela no espetáculo, com nossa DA sentada na cadeira, no consultório médico.

Em outro momento da entrevista que me emocionou muito, ele disse que era "burro(...) praticamente analfabeto" e chorou. Burro? Logo ele que em meio à confusão me disse frases preciosas que me ensinaram tanto!

Algumas poucas vezes uma risada, uma brincadeira com a própria confusão.

A esposa me conta que S. João esquece que já são casados e a pede frequentemente em casamento, e ele solta em seguida: "tenho dois casamentos, vou ter três com certeza".

Com histórias de pessoas que convivem com Alzheimer por muitos anos, eu não esperava (e nem a família dele) que S. João fosse embora tão cedo. Desde que eu soube, uma frase do primeiro texto que li sobre Alzheimer, de Lia Luft, não me sai da cabeça: "na natureza morrem árvores jovens, e velhas árvores tortas vivem muito além da última floração. Estamos mergulhados no mistério: isso torna a vida possível mesmo quando não a entendemos".

Parei agora pra reler algumas partes da entrevista de S. João. Acho que ele não entendeu muito bem que era pro espetáculo, mas se interessou pela pesquisa e foi muito querido, e no fim me disse: "Não é fácil não viu menina... mas você vai conseguir. Você vai conseguir, porque precisa ter uma pessoa que consegue. Se você não conseguir... é difícil. É difícil."

Obrigada 'Seu' João. Nós vamos conseguir viu? Obrigada por dividir um pouquinho "de vida" comigo, uma desconhecida. Obrigada e até um dia.